Refletindo o Evangelho do Domingo
DOMINGO DE RAMOS - Ano A
Mt 21, 1-12; Mt 26,14 – 27,66
Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Evangelho - Procissão - Mt
21,1-11
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo
Mateus
Naquele
tempo: 21,1Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e
chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos,
2dizendo-lhes: 'Ide até o povoado que está ali na frente, e logo
encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e
trazei-os a mim! 3Se alguém vos disser alguma coisa, direis: 'O
Senhor precisa deles, mas logo os devolverá'.' 4Isso aconteceu para
se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5'Dizei à filha de Sião: Eis
que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro
de jumenta.' 6Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes
havia mandado. 7Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre
eles suas vestes, e Jesus montou. 8A numerosa multidão estendeu suas
vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os
espalhavam pelo caminho. 9As multidões que iam na frente de Jesus e
os que o seguiam, gritavam: 'Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome
do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!' 10Quando Jesus entrou em
Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: 'Quem é este homem?' 11E
as multidões respondiam: 'Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.' Palavra
da Salvação.
COMENTÁRIO
Neste primeiro dia da Semana Santa, na tradição católica no Brasil, com certeza não há comunidade que não celebre, com muito entusiasmo, a comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém. Organizam-se procissões e encenações, e quase todos fazem questão de levar alguns ramos bentos para a casa.
Porém é muito importante resgatar o verdadeiro sentido da entrada de Jesus em Jerusalém, para que possamos celebrar a festa com mais profundidade. O próprio Evangelho de Mateus nos dá uma dica, quando em v. 5 cita o profeta Zacarias. Pois Jesus, escolhendo entrar na capital desta maneira, estava fazendo uma releitura de Zacarias 9, 9-10. O profeta (conhecido como Segundo Zacarias, pois capítulos 9-14 do livro são pós-exílicos) vivia em uma situação de grande opressão e pobreza, quando Palestina e o seu povo eram dominados pelo Império Grego, depois de Alexandre Magno. O profeta procura animar o seu povo oprimido, manter viva a chama de resistência através da esperança na chegada de um Messias, que teria três grandes características: seria rei (9, 9-10), bom pastor (11,4-17) e “transpassado”(12, 9-14). Portanto, quando Jesus e os seus discípulos fizeram a sua entrada em Jerusalém, era uma maneira forte de proclamar a chegada do Messias, do Rei esperado pelos pobres de Javé.
Mas o rei proclamado por Zacarias e concretizado em Jesus era bem diferente dos reis dos países de então. Enquanto estes faziam questão de apresentar-se publicamente com toda a pompa, montados sobre cavalos imponentes, o rei previsto por Zacarias iria entrar em Jerusalém montando um jumento – o animal do pequeno agricultor. Pois o seu reino seria, não de dominação, opulência e opressão, mas de paz, de justiça e de solidariedade: “Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho duma jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra. Anunciará a paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar” (Zc 9,9).
A entrada em Jerusalém de Jesus era verdadeiramente uma entrada triunfal – mas do triunfo de Deus, do Messias dos pobres e justos, e uma viravolta nos valores da sociedade. Era a rejeição dos valores opressores dos Reinos mundanos, a celebração de Javé, o libertador, que “ouve o clamor dos pobres e sofridos” (cf Ex 3,7). Celebrar a memória deste evento no Domingo de Ramos deve nos levar a um cumpromisso maior com a construção de um mundo de paz verdadeira, fruto de justiça, partilha e solidariedade. Assim nos empolgaremos na defesa da vida no e do nosso planeta. Quando falamos da entrada triunfal, lembremo-nos que é o triunfo da fraqueza de Deus, da Cruz, do projeto do Reino, pois como disse Paulo, “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (I Cor 1,25). Cuidemos de não transformar a celebração litúrgica em um folclore, glorificando o poder e a dominação, fazendo o que fizeram em Jerusalém, conforme o hino “Queriam um grande Rei que fosse forte, dominador e por isso não creram nele e mataram o Salvador”. A celebração de Domingo de Ramos é realmente uma da vitória, mas da vitória que vem de fidelidade ao projeto de Deus, no seguimento de Jesus, até a Cruz e a Ressurreição. Evitemos criar uma caricatura de Jesus como Rei poderoso, conforme os padrões da nossa sociedade, e procuremos recuperar a finalidade da ação profética de Jesus – reacender a esperança dos excluídos, marginalizados, pobres e oprimidos, assumindo cada vez mais ações concretas na busca da construção da “Terra Sem Males”.
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