Refletindo o Evangelho do Domingo
Pe. Thomaz Hughes, SVD
3º Domingo do Advento - Ano A
Mt 11, 2-11
“És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”
Oração do Dia:
Ó Deus de bondade, que vedes o
vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da
salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por Nosso
Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
+ Proclamação do Evangelho de
Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele
tempo: 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de
Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: 'És tu,
aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?' 4Jesus
respondeu-lhes: 'Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os
cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os
surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz
aquele que não se escandaliza por causa de mim!' 7Os discípulos de
João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: 'O que fostes
ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um
homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos
palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos
afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está
escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu
caminho diante de ti'. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que
já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino
dos Céus é maior do que ele. Palavra
da Salvação.
COMENTÁRIO
O tempo de Jesus era uma época de expectativas - dentro do sofrimento do povo, duramente reprimido pela ocupação romana e pela elite de Jerusalém, cresceu muito a esperança na vinda iminente de um Messias libertador, esperado há séculos. O primeiro século da nossa era foi marcado pelo aparecimento de muitos líderes populares, se propondo como Messias. Cada grupo da Palestina tinha as suas expectativas sobre como seria a pessoa e a atuação desse Messias prometido.
João, o Batista, era figura importante no cenário religioso palestinense da época. Mt 3, 11-12 (o evangelho do Domingo passado) nos apresenta a imagem do Messias apresentado pelo Precursor. Mas, a atuação concreta de Jesus, conforme relatada em Mt 8-9 parecia destoar tanto dessa expectativa, que causava dúvidas na mente de muita gente. Jesus era realmente o Esperado, ou seria ele mais uma decepção para o povo?
Jesus não se defende, explicando quem Ele é - pelo contrário, mostra que era o Messias, pelo que ele fazia! Usando textos do profeta Isaías, Ele mostra que o Reino de Deus chegou n’Ele, pois acontecem as obras de libertação que são características do Reino: com os mortos (Is 26, 19), os surdos (Is 29,18-19), os cegos, surdos, coxos e pobres (Is 35, 5-6), e o anúncio da Boa-Nova aos pobres (Is 61, 1). O messianismo de Jesus não se enquadrava dentro das expectativas de muitas pessoas que esperavam a derrota dos opressores, mas não vislumbravam um mundo novo baseado em solidariedade e justiça. Jesus veio estabelecer no meio de nós o Reino de Deus, fundamentado no conceito de “justiça” - o restabelecimento de relações corretas de cada pessoa com Deus, consigo mesmo, com o outro e com a natureza. Veio realmente criar novas relações - não somente velhas relações com os papéis invertidos, onde o oprimido vira opressor.
Jesus sempre é questionador, pois Ele e o seu projeto desafiam as nossas expectativas. Para muitos, a proposta de Jesus era difícil demais, pois mexia com o seu comodismo. Ele era uma novidade total que não se enquadrava nos velhos esquemas - por isso diz “E feliz de quem não se escandalizar (cair) por cause de mim” (v 11). Hoje também a pessoa e o projeto de Jesus desafiam a todos - especialmente nós cristãos. Pois facilmente temos a nossa ideia de como deve ser a figura do Messias - triunfal, poderoso, milagreiro, que não mexe com as estruturas sociais, políticas e econômicas da sociedade, que não nos desafia para que criemos novas relações, na contramão da sociedade materialista, individualista e consumista. Muitos hoje preferem um Jesus “light” - que funciona como analgésico, que nos apazigua a consciência, que nos dá emoções fortes, mas que não nos joga na luta dura da criação de uma nova sociedade baseada nos princípios do Reino!
E onde existe esse Reino? Existe onde se faz o que Jesus fazia - onde os mais excluídos estão integrados, os rejeitados estão acolhidos, a Boa-Nova de libertação total é pregada e vivenciada, e se faz a vontade de Jesus que veio “para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). É este Jesus que aguardamos no Natal. Portanto, que Advento seja também tempo de purificação das falsas imagens d’Ele que talvez permeiem as nossas mentes. Pois só renasce Jesus onde as pessoas, sejam elas cristãs ou não, se comprometem com as mesmas metas dele, conforme o texto nos demonstra. Felizes de nós se essas exigências não sejam escândalo para nós. A novidade perene do Evangelho e de Jesus nos desafia a rompermos com os nossos velhos esquemas para que concretizemos nas nossas vidas a vinda do Reino.
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