Pe. Thomaz Hughes, SVD
DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO COMUM
Mt 13, 44-52
“Vocês compreenderam tudo isso?”
Oração do dia
Ó Deus, sois o
amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é
santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de
tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso
Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho - Mt 13,44-52
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo
Mateus
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 13,44'O
Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o
mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra
aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que
procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande
valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. 47O
Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo
tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se
e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim
acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos
que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai,
haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?' Eles
responderam: 'Sim.' 52Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo o
mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de
família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.' Palavra da
Salvação.
COMENTÁRIO
Hoje terminamos a leitura do capítulo 13 de Mateus, com as últimas três parábolas do Reino - a do tesouro escondido, a da pérola preciosa e a da rede lançada ao mar. Nas primeiras duas, podemos notar duas ênfases - uma sobre o grande valor do achado (simbolizando o Reino) e outra sobre a atitude de quem o acha. A parábola da rede no mar ecoa a mensagem da parábola do campo de trigo e joio, que fez parte do texto do domingo passado.
O contexto histórico do tesouro achado é o do Oriente Médio Antigo, palco de tantas invasões e guerras. Era prática comum enterrar os valores diante da ameaça de uma invasão ou guerra. Só que, muitas vezes, o dono morria na violência, e o tesouro ficava escondido por muito tempo, até ser achado por acaso.
Usando esse exemplo, Jesus nos ensina algo sobre o Reino e sobre a atitude do discípulo diante dele. O Reino de Deus é um valor tão incalculável, que uma pessoa sensata daria tudo para possuí-lo. É importante notar que o texto enfatiza que “cheio de alegria” ele vende todos os seus bens, para poder possuir o valor maior, que é o Reino. A vivência dos valores do Reino, do seguimento de Jesus, deve ser uma alegria e não um peso. Sem dúvida é exigente, pois meias-medidas não servem (ele vende tudo o que tem); mas, o resultado é uma alegria enorme. Não a alegria superficial de um programa de Faustão ou Sílvio Santos, mas uma alegria que brota da profundeza do nosso ser, pois descobrimos a única coisa que não passa e que dá sentido a toda a nossa vida - o Reino de Deus. É pena que, com tanta frequência, conseguimos fazer do seguimento de Jesus um peso, uma chatice, um legalismo, que afasta de Deus em lugar de atrair para Ele. É impressionante como se consegue fazer a Palavra de Deus algo tão chato, e irrelevante!
Mais uma vez, como na parábola do campo de trigo e joio, a última parábola ensina que o Reino, que subsiste na Igreja, congrega santos e pecadores (os bons e maus peixes). A separação final deve ser deixada para a justiça de Deus, enquanto, na vivência diária, devemos mostrar paciência e tolerância, mas, sem indiferença ou comodismo.
O último versículo talvez indique que o autor do Evangelho que denominamos Mateus era um escriba ou doutor da Lei, convertido ao discipulado de Jesus (é bom lembrar que os títulos tradicionais dados aos Evangelhos são somente atribuições. Nenhum evangelho identifica o seu autor, é consenso entre os exegetas que o Evangelho de Mateus não tenha sido escrito pelo apóstolo daquele nome). Ele está bem enraizado nas “coisas antigas” - ou seja, no Antigo Testamento. Mas está aberto às coisas novas, ou seja, a nova interpretação da Lei que Jesus trouxe. Assim nos ensina algo valioso para o mundo de hoje, tão inconstante e sem raízes de um lado e com a tentação de fechamento no fundamentalismo e intolerância, do outro. Nem tudo que é antigo é ultrapassado e nem tudo que é novidade é boa. Igualmente, nem tudo que é antigo tem que ser preservado e nem toda a novidade deve ser rejeitada. É importante ter critérios, para que não percamos os valores, nem da sabedoria antiga, nem da busca de atualização para os dias de hoje. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
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